Mais sobre a

Reabilitação Respiratória Pediátrica

Mais sobre a

Reabilitação Respiratória Pediátrica

As infeções respiratórias são a principal causa de doença em idade pediátrica, sobretudo em idade pré-escolar.

Em média, até aos 3 anos de idade, uma criança pode desenvolver até 11 infeções respiratórias por ano.

Estas situações, além de reduzirem a qualidade de vida da criança, aumentarem a despesa orçamental, e poderem ter consequências mais graves, são um fator de constante preocupação para os pais, mesmo que não passem de situações ligeiras e benignas.

Embora haja alguma tendência para nos acomodarmos ao conceito de ser “normal” as crianças que frequentam creches andarem doentes, sobretudo durante o inverno, a realidade é que não só não é normal como muitas dessas situações são evitáveis, através de tratamento, e principalmente de prevenção.

A reabilitação respiratória potencia as medidas de prevenção e tratamento de infeções e doenças respiratórias, diminuição os quadros de ranho, tosse e expetoração constante, complicações associadas e (re)internamentos.

Dentro da Reabilitação Respiratória, existe um conjunto de métodos e técnicas simples e indolores, designado por Cinesiterapia Respiratória, que ajudam o bebé e a criança a:

O que acontece numa sessão de Cinesiterapia respiratória?

  1. A sessão inicia-se com a colheita de informação relevante, para compreender o histórico de doença da criança e antecedentes familiares.
  2. Em seguida, a criança é avaliada e auscultada, para se proceder a um diagnóstico de necessidades de intervenção e ensino parental.
  3. Após esta avaliação, são aplicadas as técnicas de Cinesiterapia mais adequadas à idade da criança, para a ajudar a melhorar dos sintomas, tais como ranho, tosse e expetoração.
  4. No final, são dados os ensinamentos necessários aos pais sobre os cuidados respiratórios , para que consigam ajudar a criança a melhorar e a prevenir crises recorrentes.
O que vais aprender na minha consulta de

Reabilitação Respiratória pediátrica?

Cada bebé ou criança é um ser diferente e com necessidades distintas, como tal, não existem duas consultas iguais. 
Dependendo da situação específica do teu filho, irei ensinar-te o que fizer sentido para garantir o bem-estar dele e da tua família.

Scroll to Top